quarta-feira, 1 de maio de 2013

#partiuviagem - Portugal

Estávamos ansiosos por conhecer Portugal. Como ouvíamos dizer: terra semelhante ao Brasil... Na língua, culinária, belas praias e tantos outros aspectos...

PORTO
Começamos por PORTO,  segunda maior cidade do citado país, conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal desde muito cedo (200 a.C.), quando se designava de Portus Cale. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho (comentarei adiante), pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e por um dos seus clubes de futebol, o Futebol Clube do Porto. Muuuuuitas ladeiras, escadarias e ruas estreitas compõem a cidade. Tem que ter fôlego...rsrsrs

Chamada Ribeira de Porto.

Adorei esses barquinhos...rsrsrs

Ponte Luis I, aberta em 1886.

Tivemos a oportunidade de visitar a Cave Quevedo, onde apreciamos os mais variados e famosos - vinho do Porto. É um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto. Acho que fiquei meio altinha depois de algumas provas...rsrsrs Apesar de produzida com uvas do Douro (rio que nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal) e armazenado nas Caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade. Vila Nova de Gaia é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo!!!

Conhecemos alguns pratos da culinária local, alguns deles só de vista...rsrsrs. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto, (a nossa dobradinha q/ preferi não arriscar), sendo um prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses, e encontrado em muitos restaurantes da cidade.

A francesinha, da culinária recente (esse eu provei, mas achei o tal molho salgado), que e consiste num sanduíche recheado com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre) e coberta com queijo e um molho especial.

Andando por Porto, você se depara com váaaarias ladeiras, becos, escadarias e ruas estreitas. As igrejas com suas características próprias, como a Sé Catedral, dos Grilos e da ordem São Francisco.

Ao fundo Sé Catedral.

Essa imagem pode ser vista  em cada esquina ou bairro...

Ao fundo Vila Nova de Gaia.

Ao fundo a Torre dos Clérigos

AVEIRO

Deixando Porto, seguimos para o distrito de Aveiro - com os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais e uma elegante arquitetura do século XIX é um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno. Para nossa alegria a cidade é praticamente toda plana...rsrsrs

Ao sairmos da estação de "comboios" = trens, nos deparamos com esse antigo casarão que nos traz a beleza dos azulejos portugueses. Inclusive Aveiro é a terra das louças portuguesas, mantendo a fábrica original e o Museu das verdadeiras e históricas louças portuguesas. Não visitei, pois ficava um pouco afastado e como não havia espaço na mala...rsrsrs Não resistiria!!!

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a bonita cidade de Aveiro é atravessada por um canal e tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e a sua tranquila atmosfera urbana. Você fica indeciso até escolher em qual moliceiro entrará para um passeio sobre as águas do canal e poder contemplar grande parte da cidade. A bordo, o guia e contador de histórias da cidade vai nos revelando suas curiosidades. Uma delícia de passeio!!!

Moliceiro

Uma das variações da arquitetura local.

Acima, uma das várias pastelarias/cafés existentes na cidade e anunciando logo na entrada a especialidade da cidade - os chamados OVOS MOLES... A princípio levei ao pé da letra e imaginei um ovo frito mexido, mas depois de caminhar pela ruas e me deparar com a freqüencia do citado nome, resolvi ver de perto do que se tratava... rsrsrs

Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos ali existentes até ao século XIX, inclusive as freiras Carmelitas...rsrsrs. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para o preparo do doce (não curto quindim, imagina se curtiria esse). Extintos os conventos, a fabricação dos ovos moles manteve-se graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. A cidade também tem fartos e bonitos pratos de mariscos, incluindo o Bacalhau com Natas.

LISBOA

Capital do país e maior cidade, em Lisboa nos sentimos em casa!!! O clima (solzão), muita gente na rua, feiras, pedintes (com a crise o número deles aumentou), comidinha caseira e brasileira, os brasileiros (muitos por sinal), insegurança e até mesmo o Elevador Lacerda, ou melhor Santa Justa...rsrsrs

Ficamos hospedados na Praça da Filgueira, ao lado da Praça do Rossio - Centro, localização ótima para quase todos pontos turísticos. O trânsito é bem confuso, tem metro (isso mesmo, sem acento), bondinho, elétrico, autocarros = ônibus, tuk-tuk, tudo funcionando muito bem.

Lisboa de cima.

Andamos bastante por Lisboa, conhecemos alguns dos seu vários pontos turísticos, como Castelos, Igrejas, Pontes, Torres... Mas, cada parada tínhamos que desembolsar alguns euros!!! Percebemos que alguns lugares nem "valia/precisaria" se cobrar entrada, mas nossos amigos portugueses muito espertos colocaram bilheteria em tudo que foi ruína...rsrsrs

Área do porto.

Praça da República.

Praça da Filgueira

A caminho do Castelo de São Jorge.

Adquirimos O TICKET DAY! Primeiro mico em Portugal... Nas máquinas de compra, selecionamos 2 títulos, imaginando que seria p 2 pessoas e na verdade estávamos comprando 2 dias...rsrsrs Coisa de português... Bom, depois do "tufo" fomo colocar o ticket p funcionar e andamos em todos os meios de transporte na cidade. Esticamos o passeio e fomos a Belém. Lá conhecemos o Monsteiro dos Jerônimos - onde estão enterrados os corpos de Vasco da Cama (navegador português) e Pedro Vaz de Camões (maior poeta português).

Em seguida partimos para o Monumento aos Descobrimentos - homenagem a todos envolvidos no movimento dos descobrimentos portugueses.

Monumento do Descobrimento.

Na sequência, Torre de Belém - considerada um dos monumentos mais expressivos da cidade. Caminhamos pela "marina" a contemplar alguns barcos e veleiros... Nos deparamos com uma loja de AZEITE E VINAGRE português e óbvio que adquirimos alguns itens...rsrsrs

Torre de Belém

Estando em Belém, impossível não comer os famosos e originais PASTÉIS DE BELÉM!!! Quentinho da hora com canela... Hummmm!!! Lá também matamos a saudade da coxinha de galinha e confesso: achei bemmmm melhor que a da Perini viu!

Em Belém para comer o autêntico Pasteu de Belém...rsrs

FÁTIMA

Tinha que ir a Fátima. Precisava estar ali para agradecer e pedir também... Com apenas 10.000 habitantes perto de Ourém distrito de Santarém, é o principal destino religioso em Portugal e na península Ibérica junto com Santiago de Compostela.

Fazia um um lindo dia de sol, mas o ventinho frio persistia... Foi numa quinta-feira de feriado em Portugal. Quando cheguei ao local e me deparei com aquelas imponentes e belas contruções que compunham a Igreja, o Santuário, a Capela das Aparições, a Igreja da Santa Trindade, somado as inúmeras pessoas que assistiam a missa ao ar livre, ao som de um lindo coral... Não aguentei e as lágrimas começaram a descer copiosamente.

Admirável e até mesmo invejável a Fé de grande parte daquelas pessoas. Senhoras e jovens ajoelhadas fazendo o caminho até o altar da igreja, provavelmente agradecendo a benção recebida.

Mas Fátima não seria conhecida a nivel Internacional como uma das grandes capitais espirituais do catolicismo até às aparições da Virgem de Fátima aos 3 pastorinhos do dia (13 de Maio de 1917 ao dia 13 de Outubro de 1917), na Cova de Iria. Os Pastorinhos Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto, viram a Virgem e Ela pediu-lhes para que construíssem uma capela naquele lugar.

Atualmente, mais de 5 milhões de turistas e peregrinos vão todos os anos visitar a Nossa Senhora de Fátima, movendo uma economia de cerca de 700 milhões de Euros anualmente, que consiste em 10% dos ingressos do Turismo em Portugal.