quinta-feira, 30 de maio de 2013

Feriado Corpus Christi


Agora encerramos a sucessão de feriados no mês de maio...rsrsrs Passamos pelo dia 1-Dia do Trabalho e May Day, 9-Quinta-feira da Ascensão e Dia dos Pais, 12-Dia das Mães, 20-Pentecostes e hoje 30-Corpus Christi.



Acordamos um tantão mais tarde, pois havíamos tomado um vinho com os amigos Grazi e Jow e aproveitando para colocar o papo em dia...rsrsrs Ligamos para a aniversariante do dia no Brasil - Tia Ninha (minha madrinha, amiga e tia para todas as horas). Como o maridão não teve feriado prolongado, acabamos não programando nada para esse período. :( Pela tarde ele foi jogar futebol com os amiguinhos de bola e eu visitar a vizinha e amiga! Final de feriado acabou em pizza!!! rsrsrs 


Um pouco da história e comemoração: 
O feriado/comemoração de Corpus Christi é justamente quando os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège (por sinal já conhecemos tal cidade), na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento. E a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi. 









A Bíblia diz que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. 

 


No Brasil, em diferentes regiões desde as primeiras horas da manhã, ocorrem as missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Existe também a tradicional confecção de tapetes coloridos (que surgiu em Portugal e veio para Brasil com os colonizadores) feito de flores, pedaços de madeira, borra de café, palha, serragem e tinta. A imagens montadas são ligadas à fé católica, como a pomba - que representa o Espírito Santo, a hóstia - símbolo da comunhão, e Maria - a mãe de Cristo, demonstrando a fé e a devoção dos católicos e agradecimento por todas as graças recebidas.







Nenhum comentário: