segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Die Bäckerei (a padaria)!!!

 















Confesso que sou fã/adoro um pãozinho e até mais que o chocolate... Difícil resistir a um pãozinho do dia, fresquinho  se vem quente então... hummm Minha gente, uma das coisas (serão várias) que sentirei saudades daqui é da Padaria Alemã. Vocês não imaginam a infinidade de opções de pães!!! Branco, preto, marron, dourado, com semente, sem semente, com farofa, com doce, com frutas, com creme, com chocolate com queijo, com sal, sem sal e vai e vai e vai...hehehe
 

 Um pouco da história: a Alemanha tem mais tipos de pães do que qualquer outro país. E, todos os anos, novas variedades são criadas para atender o mercado. Os alemães chamam o pão de o alimento para a vida. Em muitos países, a padaria local ou as prateleiras do supermercado têm alguns tipos diferentes de pão: o pãozinho branco, o integral, e, com sorte, acha-se uma baguete.

Mas se um estrangeiro entrar numa padaria alemã, encontrará uma oferta infinita do produto. A variedade é imensa, do leve e macio pão branco, passando pelas nuances das misturas de grãos, ao pesado pão preto com consistência de tijolo(pumpernickel). Existem no país mais de 18 mil empresas no setor. Há ofertas do produto em cada esquina alemã. As padarias alternativas têm se destacado neste segmento, pois a procura por produtos naturais e saudáveis cresceu nos últimos anos no país. Se existe um lugar bom no mundo para se abrir uma padaria alternativa, é na Alemanha (será que terei que mudar para cá p/ abrir a minha?)hehehe. Apesar de os alemães comerem quase todos os tipo de pão, as variedades do preto são as mais procuradas. Turistas podem torcer o nariz ao ver pães tão escuros lotando as prateleiras das padarias. Mas, para os alemães, quanto mais preto, melhor. Centeio é considerado o néctar dos deuses, e os padeiros alemães são virtuosos com os grãos.
 Existe até um programa infantil que tem como astro um pão falante chamado Bernd. Bernd é feio e irritante, mas faz sucesso até entre os adultos.

Aqui na cidade existem algumas marcas de Bäckereien (padarias) e eu já provei alguns itens de todas elas, mas  sou fã  mesmo é da Nobis e da Leo. O "charme" das atendentes com seus uniformes e chapeuzinhos a perguntar o que desejamos... A decoração, colorido das vitrines e até a maneira de fechar o pacote do pão chama atenção. Diferentemente do Brasil, aqui as padarias só vendem realmente pães diversos, bolos, biscoitos e sanduíches. Não existe sessão de frios/fatiados derivados do leite e etc como vimos geralmente nas padarias do Brasil e que hoje vendem praticamente de tudo. 

 


Logo que cheguei achei um pouco estranho os pães. Duros, muitas sementes e em seguida fui descobrindo outros tipos a cada ida a padaria...hehehe Para completar, ainda tem os pães da moda, os fabricados por estação, o pão do mês e outros.

 



Existem os pães maiores que podem ser fatiados lá mesmo e até comprados só halb (metade). 











 Além dos pães já citados antes a padaria também dispõem de sanduíches prontos para hora do almoço, lanche da tarde e até mesmo café da manhã. Aqui é muito comum tomar o café a caminho do trabalho ou da aula, o chamado - TO GO.

 

 

E você? Também curte um pãozinho da hora???

Bjos

Nenhum comentário: