quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Início do ano letivo!

 Há uns dias vinha observando nas lojas, vitrines e até mesmo na rua com adultos/crianças um CONE... Um grande cone, de papelão, colorido, fitas e figuras. Me perguntei? O que será isso???
Schultüte = CONE COLORIDO
Então, aqui na Alemanha o mês de agosto/setembro é o início do ano letivo (Schuljahr) nas escolas. Depois de seis semanas de férias de verão, as crianças vão para a escola e muitas delas pela primeira vez. O ingresso no primeiro ano fundamental de ensino, para os alemães é considerado muito importante - é o lado sério da vida se iniciando.  
 

 Para celebrar as famílias realizam geralmente cultos/missas, visita a escola, uma festinha, mas a tradição mesmo é quando a família entrega o Schultüte = CONE COLORIDO. Como descrito no início do post, o cone é feito de papelão, decorado e vem cheio de guloseimas, material escolar e outros. Geralmente também vem com algum presente pra ficar como lembrança dessa dia (chaveiro c/ chave de casa, relógio, despertador). As crianças desde pequenas aprendem a ir e voltar da escola sozinhas ou com os colegas. 

 
Desde 1810 já existia  a tradição em dar as crianças que entravam na escola com a Schultüte = CONE COLORIDO. Em algumas regiões, diziam para as crianças que esses cones cresciam nas árvores do jardim da escola e que quando ficavam grandes era hora de colher e começar a escola. Comprados prontos, confeccionados pela família e às vezes criado pela própria criança na última semana no jardim de infância. Essa tradição até o século XX era pouco disseminada, mas acabou se espalhando e sendo conhecida nos países de língua alemã.

 
E você? Lembra da sua época de escola no primeiro ano do ensino fundamental? Ganhou muitos presentes e/ou deu trabalho para se adaptar?

PS- no meu caso, lembro (não sei se foi no primeiro ano) de uma foto tradicional que muitas escolas fazem... A criança sentada numa mesinha e de fundo a bandeira do Brasil... E me "marcou", pois eu usava 2 chiquinhas que nossa senhora...hehehe 

Bjos






Nenhum comentário: