quarta-feira, 12 de junho de 2013

Valentinstag (dia dos namorados)!!!

Eu te amo em alemão!
 Hoje no Brasil comemora-se o Dia dos Namorados - 12.06 - véspera do dia Santo Antônio, considerado santo casamenteiro. Aqui na Alemanha e nos países do hemisfério norte essa data é comemorada no dia 14.02 - dia de São Valentim/o patrono dos apaixonados (o Santo Antônio deles). Essa tradição veio da Inglaterra)  quando um poeta escreveu – O Parlamento dos Pássaros – no qual no dia do santo Valentim os pássaros saíam em busca de um par. Aí nascia a expressão “pombinhos”??? 


Eu te amo em português...rsrsrs




 


Santo Antônio, o "Santo Casamenteiro" é reverenciado no dia 13 de junho quando ocorre várias simpatias no citado mês. Reza/diz a lenda do santo que duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não conseguiriam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. 




Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a  encontrarem marido. Uma das simpatias mais conhecidas e acredito que executas é: compra-se ou ganha-se uma pequena imagem de Santo Antônio, coloca-a de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o mesmo só voltará a ficar de pé quando a pessoa em questão arranjar namorado. Há anos atrás ganhei um Santo Antônio (Tia Ninha me deu) que por sinal há alguns anos saiu do castigo e já está de pé...rsrsrs  Acreditem!!! =)

Santo Antônio - o casamenteiro!

Nesse dia, seja no sul ou no norte os apaixonados/enamorados declaram-se pela primeira vez ou reafirmam o seu amor ao amado (a). No comércio as lojas capricham na decoração (muitos corações vermelhos, flores e fitas) para atrair os apaixonados a procura pelo presente "ideal". Flores, chocolates/doces, perfumes, livros, cartões/mensagens apaixonadas são os mais oferecidos.

Lojas e floriculturas no clima.

Na Inglaterra e na França, o dia de São Valentim vem sendo dedicado aos apaixonados desde fins do século 14. Na Alemanha, a moda só começou a se difundir depois da Segunda Guerra Mundial.






Nenhum comentário: