sábado, 24 de agosto de 2013

#partiuviagem - Itália (parte II)

Olá minha gente, tô de volta com mais um pouco da Itália! Passado o dia em Verona, cidade dos namorados - seguimos de trem para FLORENÇA (ficamos 2 dias) - com cerca de 371mil habitantes é considerada maior cidade da região Toscana. Berço do renascimento italiano e conhecida também por ser a cidade natal de Dante Alighieri - autor da (Divina Comédia), marco da literatura universal, poema no qual a cidade de Florença foi descrita em muitas passagens, belíssimas catedrais e cenário de obras de diversos artistas como: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello e outros.
Curtimos bastante as viagens de trem entre uma cidade e outra da Itália. Essa durou aproximadamente duas horas, fomos apreciando a paisagem pela janela, comparando com o que já havíamos visto e com a Alemanha (nosso queridinho, país super florido), mas até agora só vimos diversos tons de verde. Cadê os girassóis gente??? hehehe

Na chegada a estação Campo de Marti, lá estavam a madrinha do maridão com sua filha e neto que moram há quase uma década na cidade. Aqui será foi nossa base e partida para as demais cidades que conhecemos. Começamos a nos sentir em casa, aquela coisa de aconchego, atenção, carinho, comidinha especial, bandeja de brigadeiro e muita conversa. Ficar tanto tempo longe da família e amigos dá nisso - carência total...hehehe
Após o jantar curtimos uma volta pelo centro da cidade e não demoramos a encontrar o queridinho - David de Michelangelo...hehehe



















Na manhã seguinte, aquele café da manhã em companhia da madrinha e pé na rua... Começamos pela Praça da Catedral - Piazza Duomo, grande praça no centro histórico, um dos locais mais visitados da Europa.  
 

Duomo Catedral.
  
Duomo Catedral e Praça

 


A fila de entrada na Duomo Catedral eh gigante... E ainda passamos pela triagem do rapazinho que avalia se sua roupa está adequada para entrar. Nada de braços descobertos e roupas curtas. Várias meninas de shortinho, tb com aquele sol... Mas para se visitar locais religiosos não dá neh galerinha... Lembro que minha bermuda estava uns 3 dedos acima do joelho e não fui autorizada entrar. Tinha que comprar uma "capa" tipo aquelas de chuva - 2,0euros...rsrsrs Não paguei e não entrei. As fotinhas aqui demonstradas foram feitas pelo maridão. Resolvi não me desesperar, pois ainda estava por vir o Vaticano!














Seguimos para Praça della Signoria, praça central de Florença, sede do poder civil com o Palazzo Vecchio e coração da vida social da cidade. 

Piazza della Signoria
 

  

Palazzo Vecchio



E a cada esquina uma nova obra/escultura. Passamos pela rua da Galleria degli Uffizi, um palácio que abriga um dos mais famosos museus do mundo. Com cerca de cinquenta salas, nomeadas geralmente pelo artista mais importante exposto. Salas com obras dos maiores artistas do Renascimento.                                











Galleria degli Uffizi

Fui flechada!!!
 Saindo da rua da galeria encontramos a Ponte Vecchio (Ponte Velha) - é uma ponte em arco medieval, sobre o Rio Arno e conhecida por abrigar lojas (ourivesarias e joalherias). 

Ponte Vecchio.


Será que essa galera tá comprando joias??? rsrsrs
Vista da ponte...

Bom, terminada as compras de joias (hehehe), andamos mais um pouco pelas ruas de Florença, sob o sol de aproximadamente 35graus e deparamos com o Palácio Pitti. O que não falta por aqui são palácios, museus, galerias, basílicas...


 
Palácio Pitti.

Parada para o almoço - na sequência visitamos uma exposição de Leonardo da Vinci - "Le Macchine di Leonardo", a maior coleção do mundo (privado) de máquinas de Leonardo da Vinci. Com base nos códigos de Da Vinci e em documentos históricos que usavam os materiais da época de Leonardo: madeira, metal, cordas e tecidos. O Carlo Niccolai, nascido em (25 de fevereiro de 1936), fundador da família e companhia de artesãos desenvolveram até agora 150 modelos diferentes. 




De acordo com as regras não escritas de artesãos florentinos, Carlo Niccolai passou sua paixão para seus filhos e netos, que, graças ao seu conhecimento de novas tecnologias enriqueceram a coleção com novos modelos e organizou mais de uma centena de exposições em todo o mundo em nos últimos dez anos.
 

No embalo de galerias, partimos para Galleria dell' Accademia - (Galeria da Academia de Belas Artes de Florença).  Em 1873 o David de Michelangelo foi removido de sua posição original na Praça della Signoria para dentro de um espaço especial da sede da Galeria, seguindo-se uma reorganização do material em acervo, passando algumas pinturas antigas para outros museus da cidade e obras mais recentes para o museu do Palácio Pitti.


.
David de Michelangelo
 Um pouco de Davi de Michelangelo:  A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana. Para criar David, Michelangelo utilizou um bloco gigante de mármore abandonado por outros artistas, estes diziam ser de difícil manuseio e assim o puseram de lado. Em 1501, a comissão de obras e o novo governo florentino decidiram que este grandioso bloco de mármore seria transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceita este desafio.

Ele vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal David.
Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto. 

David era o humilde pastor de ovelhas (citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia David mata Golias utilizando uma funda(uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra.
Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro. E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar determinado.

Inicialmente a magnífica escultura foi colocada na praça de Florença porque ela representaria segundo Michelangelo o símbolo das duas principais virtudes cívicas do renascimento florentino: a coragem e a fortaleza.David foi colocado no centro da praça(Piazza della Signoria) durante longos anos, mas foi retirado do local para ser poupado da ação do tempo uma vez que já se encontravam vestígios de desgaste devido a permanente exposição ao ar livre. A escultura original foi restaurada e se encontra dentro da Academia de Belas artes de Florença.



Por hoje eh só... Vamos para casa que a madrinha tá esperando com jantarzinho supimpa - polenta com frango e mais cerveja...hehehe




 


Na manhã seguinte, pegamos o trem pelas 9h e partimos - para ROMA com amor!!! Ficamos 2 dias por lá. Capital da Itália e conhecida internacionalmente como "A Cidade Eterna" pela sua história e se prolonga as margens do Rio Tibre. População de aproximadamente 2.800 milhões habitantes e considerada a maior cidade da Itália e maior importância na história mundial. De acordo com o lenda romana, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.C por Rômulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba que são atualmente símbolos da cidade. No interior da cidade encontra-se a Cidade do Vaticano (governada pela Santa Sé), sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa que também é bispo de Roma. Única cidade do mundo a hospedar no seu interior um Estado estrangeiro (o Vaticano), por tal motivo com frequência definido como capital de dois estados.
 
Chegamos a Roma!

A loba e os dois irmãos.

 Da estação seguimos para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino.  O Coliseu também conhecido como Anfiteatro Flaviano construído no período da Roma Antiga. Localizado no centro de Roma é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos.   


Esse tava ansioso para chegar...hehehe

 
 


Casal 20 e suas fotos independentes...hehehe


 

Ôpa, uma sombra!
 
Vista do Coliseu para Monte Palatino.
 Em seguida caminhamos para o  Monte Palatino - uma das sete colinas de Roma. Tem 70 metros de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia. 

Vamos caminhar minha gente...





Fórum Romano - que é um fórum retangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural.





Em meio a tantas ruínas, tinha o calorão e poeira  para compor o ambiente... Mas as bicas e fontes de águas (gelada) ao ar livre enchiam as garrafas de todos que por ali passavam. Uma prática local, encontramos diversas fontes de água em Roma para matar a sede do povo e a nossa eh claro...
  


 Seguimos caminhando para outro lado da cidade e chegamos ao Pantheon - templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita. 



Enfim, a Fontana di Trevi - confesso que estava ansiosa para vê-la. E sem dúvida é uma das maiores e mais bonitas fontes de Roma. Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. Diz a lenda que jogar uma moeda de costas na fonte fará com que a pessoa retorne um dia a Roma. E eu joguei...hehehe

 






 Tá na hora de ir para o hotel, tomar um mega banho (muita poeira nas pernas) - Roma e suas ruínas... Eh uma cidade antiga, palco de vários acontecimentos históricos que marcaram uma época e impressiona demais. Encaramos uma super massa italiana, vinho e capotamos numa noite de sono, pois amanhã é dia de VATICANO bebê...hehehe

E conforme previsto às 7h da manhã já estávamos na estação de metrô. Como havíamos escutado e lido, tem que chegar cedo, pois as filas são gigantes (e os cabeças aqui não compraram antecipado)! No stress...Para quê a pressa? Mas que filas são chatas, mesmo de férias ou passeando, a são...

Cedinho, nada de fila por enquanto.
Chegamos a Basílica de São Pedro, algumas fotos sob o solzinho da manhã (ainda não quente) e seguimos para entrada e fiscalização do (rapazinho que confere as roupas)! Dessa vez fui liberada, mas com pedido de puxar um pouco mais para baixo a saia...hehehe Aqui não tem a capa para vender, vc então deve recorrer aos ambulantes que comercializam diversos longos lenços para cobrir as pernas ou os braços.

Maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade. Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edifício sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626.

Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro devido à sua dimensão, à proximidade com a residência do Papa, e a localização privilegiada no Vaticano. Lá na frente na varandinha/sacada é o local onde o Papa aparece... Eu imaginava um lugar ainda maior.


 
Tinha q passar alguém...hehe

 

Estátua de Bronze de São Pedro: É só observar o quão desgastado está o pé direito da estátua para imaginar quanto ela é visitada e adorada, já que tocar nele é sinal de devoção. 

 
   
Realmente impressionante o tamanho da Basílica, riqueza e beleza de detalhes. Ao logo do caminho ao altar observamos mini-capelas que estavam ocorrendo algumas missas ou grupos de oração.



    

Lembrei do livro e filme - Código da Vinci.


Estátua de Santa Helena (Andrea Bolgi, 1646) carregando a cruz onde Jesus foi crucificado. Foi Helena quem encontrou a suposta cruz em que Jesus foi crucificado durante uma viagem de peregrinação a Palestina.
      


A guarda da Basílica...
Depois de conferir a Basílica, hora de conhecer os Museus do Vaticano. Ai sim a fila apareceu... E com ela os "atravessadores/cambistas", mas muitos, que te abordam oferecendo a entrada direta no Museu pelo valor três vezes superior ao cobrado na bilheteria oficial. Qdo vc se vê na fila e pela primeira vez, dá até vontade de comprar e se livrar daquela agonia, mas resolvemos encarar. Para nossa surpresa, apesar de dobrar o quarteirão não ficamos 40 minutos nela... Imaginávamos que seria coisa para 2horas.
  
Chegando a nossa vez de entrar no Museu.

Estava cheio viu...
 

Embora, o tanto de gente circulando é um lugar que funciona... As filas são equacionadas com brevidade, lá dentro o fluxo de pessoas tb é monitorado para evitar aglomerações, a cada novo salão encontramos uma loja/shop (c/ produtos  Vaticano) - uma empresa e muito bem organizada - diversos funcionários.




Pausa para um café - no jardim do Vaticano.
Visitamos esse salão que dispunha dos meios de deslocamento (veículos) utilizados pelos Papas e/ou autoridades na história de Roma/Vaticano. Carruagens, carros, papa-móvel...





Jipe utilizado na época do atentado ao Papa (1981).
 
Depois do atentado, esse foi o carro que passaram a utilizar.

Por fim, visitamos a Capela Sistina - situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão (antigo testamento), e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença. Na Capela não se podia tirar foto e falar... Isso mesmo, a todo momento os funcionários utilizavam o microfone para pedir SILÊNCIO. Clima total de capela, local de orações.

Foto da internet - Capela Sistina.


Atravessamos a Praça São Bento e ao fundo vimos a Catedral de São Bento. Passamos pelo Castelo de Santo Angelo. 








Castelo de Santo Angelo



Adoramos Roma e chegamos a conclusão que só dois dias é muito pouco para explorar cada canto desse lugar marcante e histórico. Quem sabe a moeda que joguei na Fontana de Trevi nos traz aqui de volta...hehehe

PS - "Ainda não acabou a viagem, aguardem Itália parte III"

Um comentário:

Andréia Paiva disse...

Aninha, que viagem ma-ra-vi-lho-sa!!!
Viajei com você e curti cada foto, cada detalhe...Tô babando!! As comidas, o vinho, então!!
Amiga quando você volta? Quando chegar, já tem uma nova profissão: montar pacotes de viagem, exclusivos! Vá pensando no seu cachê, pois a primeira cliente serei eu!! Rs.
Beijo.