quinta-feira, 29 de agosto de 2013

#partiuviagem - Bélgica e Holanda (parte I)

Nem bem baixamos as malas da Itália e quatro dias depois chegou a prima Pri, direto de Sampa para Alemanha e outros...rsrsrs Fomos juntos conhecer a capital da Bélgica - Bruxelas e a capital da Holanda - Amsterdam. Sexta-feira cedinho já estávamos no café da manhã - Café Esser, aqui na rua. Energias carregadas, malas no carro e seguimos nós em mais uma viagem aqui na Europa.

Chegamos a BRUXELAS com tempo nublado, ameaça de chuvinha e ventinho fresco. Considerada maior cidade da Bélgica com população de mais de 1,8 milhões de habitantes, após a Segunda Guerra Mundial tornou-se importante centro de política internacional com presença das principais instituições da União Europeia, como a sede da OTAN, fazendo da cidade uma sede de diversas organizações internacionais.


 Nossa visita inicial foi ao Palácio Real (por sinal 0800, não é cobrada entrada) - palácio oficial do rei dos belgas, situado ao lado oposto do parlamento. Os citados prédios simbolizam o sistema de governo da Bélgica - a monarquia constitucional. Ele não é usado como residência real (o rei e sua família vivem no Castelo Real de Laeken). 






O palácio funciona como local de audiências, os negócios do Estado e abriga os escritórios do rei e da rainha. Seu interior também são utilizados para grandes eventos e para a recepção de chefes de Estado estrangeiros. A fachada que é vista hoje somente foi construída depois de 1900, com iniciativa do rei Leopoldo II e a estrutura original do palácio remonta ao fim do século XVIII..



Finalizada a visita ao palácio, seguimos pelo Parque de Bruxelas até chegarmos ao prédio do Parlamento Belga.


















O Parlamento Federal da Bélgica é um Parlamento bicameral, composto da Câmara dos Deputados e o Senado da Bélgica




Próxima parada: Bairro Sablon - conhecido como o bairro dos antiquários de Bruxelas, um verdadeiro reduto de colecionadores. A praça Grand-Sablon abriga todos os fins de semana um mercado de antiquários e lá podemos conferir uma variedade de objetos, artesanato, bonecas, comidinhas e outros. Lá entramos (e provamos alguns salgadinhos e doces) na confeitaria Wittamer, chamada de verdadeira instituição de Bruxelas desde 1910. Vimos a igreja Notre-Dame-du-Sablon e seu encantador  parque Petit-Sablon. Durante o ano, ocorrem vários eventos que fazem a alegria do bairro, como o Festival de Música Barroca, o Salão de Arte e outros...
   





Ansiosos por conhecer o - Manneken Pis (a estátua do garoto a urinar) partimos na sequência para o local. Antes mesmo de chegarmos próximos, já se via a multidão de pessoas e para nosso surpresa/descontento - a danada da escultura era "mui pequenina"... rsrsrs Ele é um monumento de Bruxelas, composto de uma pequena fonte em bronze e do menino a urinar para a bacia da fonte. Durante festejos, geralmente ele é enfeitado com disfarces.


 Um pouco da história: em 2007, por iniciativa da comunidade portuguesa na Bélgica, foi vestido com o traje típico do Minho (folclore dos nossos irmãos Portugueses). A estátua sofreu várias tentativas de roubo, pricipalmente  pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado,  que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje. Lenda/fantasia: no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país. No Rio de Janeiro, há uma cópia da estátua em frente à sede do Botafogo. A estátua foi adotada pela torcida desse time e apelidada de "Manequinho".

 


Nos arredores da fonte o comércio de chocolates belgas, cervejas, waffel diversos e suvenir trataram logo de se estabelecerem... Muita gente nessas ruas!!!

Waffel com nutela... Isso tava bom!

Já viram que o pequeno é febre por aqui...



 E fomos nós em busca do maior Museu da História em Quadrinhos do mundo - a Bélgica é a capital dos quadrinhos... Com o passar dos anos, renomados desenhistas belgas criaram lindos personagens dos quadrinhos: Hergé (criador do Tintim) e Peyo (criador dos Smurfs - e eu não perdia um episódio)...rsrsrs Vários prédios na cidade possuem suas paredes pintadas com os personagens. O museu conta a história da criação dos quadrinhos desde os desenhos pré-históricos até o formato atual. Destaque para a seção de Tintim com painéis de todos os personagens, a réplica do foguete que apareceu na edição "Explorando a Lua" e explicações das motivações de Hergé.


 








 



Passado o momento nostalgia com os quadrinhos e desenhos animados, pegamos a direção do Parque do Cinquentenário - grande parque público. Os seus edifícios em forma de U que dominam o parque foram encomendados pelo governo belga para a Exposição Nacional de 1880 que comemora o cinquentenário da independência da Bélgica. O presente peça central arco triunfal foi erguido em 1905 substituindo uma versão temporária anterior.
 





 




Por fim, tentamos visitar o ATOMIUM - chegamos minutos após início da última visita :(. Representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. Foi construído em 1958, suas esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança. Consideram o Atomium um ícone nacional, rivalizando com o Manneken Pis
















 


Deixamos Bruxelas impressionados com seus imponentes e modernos prédios de organizações internacionais, outros comercias e até mesmo residenciais. A cidade eh bem tranquila, limpa e com muitas atrações a conferir :). 

 Abraços e até já com as nossas aventuras em Amsterdam!!!

Nenhum comentário: