quarta-feira, 13 de março de 2013

Já é Carnaval cidade!!!


Andei afastada do BLOG um período... Não por falta de "tempo", mas por falta de "cabeça" para escrever...rsrsrs  Então vamos lá!

O carnaval esse ano foi bemmmmm diferente. O primeiro dia passamos na nossa atual cidade Aachen-Alemanha e demais dias em viagem pela cidade de Cracóvia-Polônia. Na qualidade de "filha" da cidade que realiza o considerado "maior carnaval do planeta" - SALVADOR/BA, pude observar que a alegria é a mesma, não importa o país e/ou região. Os que curtem a festa momesca aderem totalmente ao clima do momento.




Na Alemanha, oficialmente às 11h da quinta-feira inicia a festa. Idosos, adultos e crianças paramentados com as mais diversas fantasias circulam pelas ruas cheios de criatividade e alegria. O palhaço é destaque por aqui. Várias pessoas pintadas e vestidas desse símbolo que remete a alegria desde que o mundo é mudo creio eu... Eles literalmente colocam a fantasia e vão dar seus pulos, mesmo sem trio elétrico...rsrsrs




Fevereiro, inverno, mas tem carnaval!!! O dia amanheceu nevando e o povo na rua!!! Coloquei uma roupa (que não era fantasia), e para não ficar tão por fora, coloquei um chapéu em forma de caneca de cerveja na cabeça e fui apreciar o movimento. Já o maridão, arriscou uma meia-fantasia (essa calça aí é de presidiário)...rsrsrs



 
Em Aachen e como em outras cidades da Alemanha, a cultura dos Clubes de Carnaval existe e muito forte. Os sócios/participantes treinam e apresentam durante todo ano suas coreografias para que durante o carnaval façam bonito nas ruas da cidade. Me fez lembrar os desfiles de 7 setembro que temos no Brasil. Várias alas, grupo de fantasias, ao som dos instrumentos, bem organizados em filas e sem perder a alegria.







O trio elétrico... Digamos que um mini-trio, com algumas personalidades, provavelmente diretoria do tal clube de carnaval, com muita alegria jogam de lá de cima bombons, chocolates e mini objetos com tema carnavalesco.
 





2 comentários:

Andréia Paiva disse...

Que massa, amiga!!
Interessante saber que, mesmo num lugar aparentemente mais "sério" o carnaval também é bastante festejado e já começa a partir da quinta-feira!! Imagino como deve ter sido enriquecedor pra vcs, que conhecem o carnaval daqui, poderem conhecer uma nova forma de comemorar essa data tão típica aqui pra nós! Beijo.

Ana Marques disse...

oi Dea,

quando eles (alemães)tiram o tempo para se divertir, pelo visto é divertimento na certa... hahahaha

abraços