Seguindo a linha das nossas últimas voltinhas pela Alemanha, pegamos o trem na Hauptbahnhof de Aachen com destino final Köln/Colônia. Com mais de 1 milhão de habitantes, a cidade é muito conhecida por
seu carnaval - considerado o maior e mais animado da Alemanha e outros pontos turísticos.
Estação de trem - HAUPTBAHNHOF
Última volta de trem na Alemanha :(
Chegando em Colônia, visitamos a Catedral da cidade que já na saída da estação de trem podemos avistá-la. A construção da igreja
começou em 1248 e demorou mais de 600 anos para terminar a construção. Quando
foi concluída em 1880, era considerado o prédio mais alto do mundo. Com
a Segunda Guerra Mundial, a catedral acabou sendo bombardeada 14 vezes
mas não caiu, a reconstrução do que foi danificado acabou em 1956. É
nesta catedral que estão os restos mortais dos 3 Reis Magos - Baltazar, Melchior e Gaspar.
DOM Colônia - Catedral
Santo Antônio... Santinho casamenteiro!
Tinha que acender uma velinha :)
Outra coisa que não poderíamos deixar de fazer em Colônia, foi caminhar pela ponte as margens do Rio Reno. Ponte conhecida pelos inúmeros cadeados fixados por turistas de todo o mundo. O motivo? Os mais diversos, mas a grande maioria representam o amor dos casais apaixonados que "trancam" o amor para sempre...hehehe Também percebi muitos cadeados pelo nascimento de bebês entre outros.
Vou deixar um cadeado por aqui também...hehehe
Agora é só jogar as chaves no Rio Reno!!! Ahhh, o amor :)
Então, quando for a Colônia não deixe de colocar seu cadeado na ponte hein!!! hehehe
Uma das coisas que fiz já no final da minha estada em Aachen, foi visitar a Fábrica da LINDT e aproveitar para fazer umas comprinhas dos tais chocolates suíços :). Já custavam baratinho no supermercado e na fábrica mais ainda! Pra "variar" já cheguei tirando foto e logo a mocinha dos chocolates veio e me disse: Nicht Fotografie/Kein Fotografie...hehehe Não era permitido fotografar...hehehe Mas cadê o aviso que eu não vi? Ok, regras são regras - isso é a Alemanha!!! Mas, segue algumas que consegui registrar...hehehe
Hummm, e vc? Prefere os chocolates suíços ou belgas???
Nos últimos dias em Aachen-Aquisgrano-Alemanha, a saudade já era tamanha... Lembro que saí pelas ruas da cidade todos os dias e registrando um pouco de tudo que via pela frente...hehehe Como se quisesse levar comigo "tudo" que pudesse.
Minhas lojinhas e ruas favoritas para compras não escaparam do flash da máquina fotográfica.
Rua de lojas...
Eita, essa sim vou sentir SAUDADE!!!
Nessa tinha cada mimo para casa...hehehe
Livraria da cidade! Passei várias tardes por aqui...
A última visita a IKEA (mega loja de coisas para casa - a nossa Tok Stok), com direito ao saboroso cachorro quente.
Caminho para academia, campo onde maridão jogava bola...
Chuva e arco-íris...
E esses pães... hummmm
Pois eh... últimos dias por aqui e já cheios de lembrança do meu país do coração - Alemanha!!!
Oi gente!!! Estava devendo o post de retorno ao Brasil... Na verdade comecei a escrever quando ainda estava em Aachen, mas com a chegada a terrinha, as visitas, a retomada a rotina acabei demorando em postá-lo... Aos poucos vou escrevendo mais sobre o nosso retorno ao país Brasillllll.
AACHEN sua linda!!! Chegou a hora de partir - estamos voltando para casa... Em tempo, lembranças e saudades...
Há nove meses (uma gestação!!! hehehe) chegamos a essa cidade linda e apaixonante chamada Aachen/Aquisgrano na Alemanha. O marido veio para estudar o último ano do seu Doutorado e eu aproveitei a oportunidade para estudar um pouco desse "desafiador idioma", viajar e viver novas experiências na Alemanha e alguns países da Europa que decidimos conhecer.
Isso aí, não se avexe não que um dia nós voltamos. A saudade já é grande, pois adorei muitas coisas por aqui... Ser nós mesmos, o vai e vem das bicicletas, a segurança que te permite ir e vir sem stress, o respeito ao espaço do outro, limpeza e organização, parques floridos e arborizados, transporte de qualidade e horário, diversidade cultural, direitos e deveres respeitados, o rigor das estações do ano, a possibilidade de conhecer países vizinhos pagando pouco e até saudade da burocracia deles vou sentir...hehehe Os alemães não possuem "talento" para improviso (tô achando q isso é coisa só de brasileiro), tudo no papel, seguindo as regras, são coisas que muitas vezes nos tiram do sério... Contudo, fazem as coisas funcionarem... Difícil não querer voltar não eh??? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos... :)
Em nossa memória levaremos todos momentos que vivemos na Alemanha. Da experiência com a neve, o longo inverno, das aulas de alemão, de ouvir o idioma da batatolândia, do pão com salsichão, das batatinhas fritas, dos castelos e palácios que visitamos, das cidadezinhas mais pitorescas e românticas que passamos, das viagens que realizamos, das novas amizades que conquistamos e até mesmo os momentos de intensa saudade de casa, da família e amigos.
Iniciamos nossa trilha de destinos pela Polônia - país interessante, frio demais e que foi palco de tempos difíceis ocorridos na Segunda Guerra Mundial - A cidades de Varsóvia foi bastante devastada e anos depois reconstruída e hoje possui arquitetura e prédios mais modernos. Já a Cracóvia, não foi muito afetada pela guerra mantendo seu estilo, suas igrejas (muitas por sinal), suas praças, bairro judeu e atração de muitos turistas com seu roteiro e passeios esportivos.
Viajamos também para França e Suíça com os amigos Netto e Bebeto. Foram dias de muitas risadas, vinhos e fondue, adrenalina/frio intenso nos Alpes Suíços (com direito a muitas quedas ao tentar esquiar), chuva em Genebra e na charmosa Zurich, já em Bern visita a Casa/Museu de Einsten e muito sol em Lyon.
Na sequência partimos para Portugal. Começamos pela cidade de Porto a terra do vinho do porto e suas ruas estreitas e muitas ladeiras. Aveiro, a "Veneza" portuguesa e terra dos "ovos moles" (doce típico), onde o maridão participou de congresso e apresentou trabalho. Lá comemos muito bacalhau e camarão. Lisboa, um pouquinho do Brasil na sua gastronomia, clima quente, insegurança, pastel de belém (em Belém), visita a Fátima (muita emoção e oração).
Chegou a vez da Itália. Que beleza de país, suas histórias e artes... Primeira parada na cidade sobre as águas - a romântica Veneza. Fazia um calorão daqueles, cheia de turistas, suas gôndolas e barcos para lá e para cá nos canais. Depois Belluno, uma pequena cidade rodeada de montanhas e lagos. Dias prazerosos com o casal Paty e Angelo. Seguindo viagem chegamos a Verona, cidade de Romeu e Julieta - ah, o amor...hehehe Agora a vez de Florença, muita arte, comida boa e companhia da madrinha Angela e seus familiares. Não poderia faltar a visita a Roma. Roma e suas ruínas, histórias, igrejas museus e galerias somados ao Vaticano. Por fim, Pisa e Lucca.
E a nossa última viagem, na companhia da prima Pri, visitamos Bruxelas na Bélgica e Amsterdam na Holanda. Rodamos muito pelas estradas que mais pareciam tapetes e colorida com suas paisagens floridas. As vaquinhas belgas, o queijo e cerveja holandeses, incontáveis bicicletas em Amsterdam e sua agitada e iluminada noite.
Agora é curtir os momentos de saudades e tocar a vida em nosso país de origem, pois o país de coração nós já escolhemos - Alemanha!!!
Há três anos atrás dissemos SIM um ao outro! E confesso... É muito bom poder estar ao lado de quem se ama, se admira, se é amigo... O nosso encontro se deu no ambiente de trabalho, mas de início fomos só amigos e com o passar do tempo e apoio dos amigos em comum - acabamos nos aproximando e depois do primeiro beijo, na verdade um "selinho" há sete anos atrás e não nos desgrudamos mais!!!
Seguindo a tradição das "Bodas de Casamento" - comemoração que celebra o aniversário de casamento, onde se renova as promessas trocadas entre o casal, hoje comemoramos a Boda de Couro ou Trigo - que significa três anos de casados. O couro simboliza proteção e cobertura, remete à nossa natureza animal, aos prazeres de estarmos vivos e também à nossa vulnerabilidade. Já o trigo representa fé, fartura, prosperidade e união.
Parabéns para nós e vamos juntos rumo as próximas bodas de casamento...hehehe
No próximo domingo, 22 de setembro os alemães vão eleger a 18ª composição do Bundestag = legislatura do Parlamento Federal. Desde
2009, o país é governado por uma coalizão (cristão-liberal) entre a CDU/CSU e o FDP,
liderada pela chanceler federal Angela Merkel.
Entendendo um pouco a eleição: o sistema político adotado aqui é o parlamentarismo - os eleitores elegem o parlamento e este elege o chanceler ou primeiro-ministro que terá como função: ser chefe de governo e definir os objetivos/caminho do governo durante seu mandato. Por aqui as eleições não são obrigatórias e muito menos eletrônicas. Tudo no papel, do jeito que eles gostam...hehehe
Serão 2 STIMME = VOTO, cada eleitor deverá marcar dois (X), um para escolher o representante do seu círculo eleitoral e outro num dos partidos, o qual, por sua vez, se for o mais
votado, elegerá o novo Chanceler. Com esses dois votos, por boletim, os
eleitores têm em parte nas mãos o tipo de Governo que vai tomar conta da
Alemanha nos próximos 4 anos. São 598 lugares no parlamento: 299 (primeiro voto) + 299 (segundo voto).
A chanceler alemã Angela Merkel e o seu principal opositor Peer Steinbrück.
Concorrem 29 partidos nas eleições, mas se destacam aproximadamente 10 deles. São eles CDU, SPD, FDP, die Grünen (os verdes), die Linke (a esquerda), NPD (direita) e o novato - Piraten (os Piratas). O país está em clima de eleição, cartazes, panfletos e até flores são distribuídos. Nos finais de semana é mais "intenso" o corpo a corpo com o eleitor, mas tudo de forma organizada e sem sujar a cidade. Expectativa agora é se a União Democrática Cristã, de Merkel, irá garantir um terceiro
mandato ou se virá mudanças nas eleições por aqui!
"Na etapa final da campanha eleitoral alemã, os gestos contam
mais que as palavras. O dedo médio espetado de Peer Steinbrück alarga
ainda mais o fosso que o separa da pessoa controlada (e de mãos firmes) que é a chanceler". (Annett Meiritz, jornalista alemã)